segunda-feira, 29 de junho de 2009

Respeito aos nossos índios, pois eles ainda nos ensinam sobre o viver em harmonia com a Mãe-terra.

Hoje homenageio os indios Xerentes do Tocantins.
Com mais de 55 aldeias espalhadas perto de Tocantínia, são hoje apenas 3000 indios que lutam para perpetuar as tradições do seu povo. Nos olhos desta menina Xerente eu vi, emocionada sua curiosidade tranquila, sem susto, enquanto nós os "brancos" invadíamos seu terreiro e espantávamos os pássaros com os cliques de nossas maquinas fotográficas...
Mesmo assim, nos receberam com polidez, educação e enorme generosidade, não só pelo alimento feito a moda indígena, mas pelas palavras sabias que nos foram ditas.
Receberam um dos maiores pensadores do nosso século Edgar Morin, que veio prestigiar e participar do Seminário Internacional: Crise civilazicional, realizado pela Universidade Federal do Tocantins, Governo do Tocantins entre outras entidades e que foi um enorme sucesso(22 a 25 de junho de 2009). Para fechar com chave de ouro o evento, Edgar Morin foi conhecer e "aprender também com nossos indígenas"- porque não? afinal do homem branco traz os saberes científicos, e da sabedoria indígena vem o saber como viver com a natureza sem molestá-la...quem deve aprender com quem, hoje? assim, nos olhos infantis desta menina está a esperança de que unidos possamos consiguir restabelecer este contato e obter qualidade de vida para todos, para o nossa América Latina tão rica em povos indígenas.
Que todos os saberes possam ser trocados, respeitados e aprendidos de forma holística. Quem sabe um dia vamos falar a mesma lingua da Mãe-natureza e conviver sem rancor, ou dor...apenas a dança do bater dos pés vão ecoar sobre o céu de um Tocantins mais equilibrado socialmente, culturalmente e tecnologicamente. Que nosso esforço não seja em vão, para que possamos olhar nestes olhos negros com respeito, esperança e amor.

2 comentários: