sábado, 26 de setembro de 2009




A meu Pai

Hoje seria teu aniversário e com certeza estaríamos comemorando muito... só faria 77anos, e já se foram 9 anos...os mais tristes e dificeis de minha vida com certeza. Porém é melhor lembrar as coisas boas, voce iria preferir assim. Lembra do dia que me levou para ver umas terras, em Botucatu, terra do café(interior de São Paulo) um sol quente e uma terra muito castigada pelos anos de plantio contínuo. estava animado e via tudo com um olhar longinquo, como se soubesse como tudo iria ficar ( ficou como sonhou). 

E falando e falando me mostrava no alto do morro as matas de galeria do rio que atravessava as terras indo desaguar em outro...quanta fartura de água e de floresta e que paisagens inesquecíveis dos vales, da lua cheia caindo no lago. Aí me disse a frase que calou fundo...aqui jamais vou colocar veneno, esta mata tem que ser preservada e a água também, não se pode deixar boi entrar dentro dela...nos anos 80 ninguém falava de meio ambiente, muito menos em preservar e voce já sabia tudo...

Comprou a terra e a amou mais do que tudo, plantou mais de 2000 arvores, recuperou a terra dura, plantou milho, feijão, sorgo, aveia, arroz, comida pra todo mundo, de gente e de bicho. De tudo sabia um pouco. Via com carinho que aquele pedaço de chão seria amado por seus filhos e seus netos, e assim foi por 25 anos...os mais felizes...me lembro quando veio com os cavalos e minha égua mestiça, tão doce que toda criança montava- Afrodite e tinha o Zeus, o Apolo e a Diana...e as vacas de leite mimadas, tinha ainda os perus, os porcos, as galinhas, mas jamais deixava um caseiro matar um animal nativo, assim salvava os jabotis, uma jaguatirica, ou um veado...sempre de olho na mata sagrada os recolocava de volta a mãe natureza. 

Eu mesma animada com o que via crescer, ajudei a plantar os flamboyants e fiz a horta meu orgulho no tempos de férias. Assim ele passou seu amor pela natureza a toda familia, dos filhos sairam minha irmã médica veterinária, meu irmão biólogo e eu arquiteta verde, ambientalista de alma, ativista de fato. Pai, de tudo que sei pode ter certeza que muito aprendi em nossas caminhadas, em nossas brigas, em nossas brincadeiras, mas o mais importante é que hoje que saudades tenho de ti. Nada supera isso e mesmo distante, calada, quantas vezes me pego conversando contigo, no carro , em casa, principalmente quando ando na rua e vejo com dor as arvores no chão, cortadas sem dó...ou pequenas mudas secas por falta de cuidados...voce ficaria inconformado, eu sei...

Nesta terra longe e quente que voce me falava empolgado durante anos, quando via na TV alguma noticia, dizia...queria me ver em Palmas, abrindo caminho, construindo, ajudando o Brasil a crescer, voce que tinha sangue de bandeirantes e sempre me apoiou em meus projetos. Como iria gostar deste lugar com tanto para se fazer, mas sei que muito iria brigar para que as pessoas tivessem mais amor por por ela, por este cerrado, pelas matas, pelos bichos por toda a natureza. Tenho certeza que faria discursos bebendo cerveja, mas ajudando a fazer buracos e plantando árvores e mais árvores...Pai, obrigada pela minha vida, pelo exemplo de integridade, honestidade, fidelidade, perseverança pela generosidade, força de vontade e de um carater incorruptível. Se consegui ser alguma coisa na vida, com certeza foi graças a educação que recebi de ti e mamãe. Mas hoje Pai, queria te dar um forte abraço, daria tudo que tenho para ter a chance de estar com voce de novo, bebendo um campari gelado e falando de política, mas olhando sempre a janela com vista para as árvores desejando um futuro mais justo para elas e toda natureza.

Pai, espero sim, continuar a ter a coragem de lutar pelos valores que recebi de ti, pela minha vida e de minha família, sem jamais pisar em alguém ou alguma coisa. Espero que de lá de cima, voce sorria e cuide de mim, de todos que deixou-tua familia. Do qual voce continua a ser um exemplo de ser humano e porque voce foi o melhor Pai que alguém poderia desejar eu tenho muito orgulho de ter sido tua filha. Amo voce para sempre. morro de saudades de ti, espero que esteja do meu lado quando me for, mas por hora só te peço que olhe por mim...um beijo no teu coração. tua filha Márcia.
rascunho
13:48:00de ARQUIN

Nenhum comentário:

Postar um comentário